Imigração: França e Alemanha querem repor fronteiras

A França e a Alemanha querem ter a possibilidade de repor os controlos nas suas fronteiras, de forma temporária, para travar as recentes vagas de imigração ilegal, em parte provocadas pela crise.

Paris e Berlim fizeram já saber à presidência dinamarquesa da União Europeia que estão contra a proposta que entrega à Comissão Europeia o poder de repor as fronteiras e querem ter mesmo uma palavra a dizer na reforma do acordo do Espaço Schengen, para dar aos Estados o poder de reporem o controlo nas fronteiras caso outro Estado membro não esteja a controlar eficazmente a imigração ilegal.

No fundo, o eixo franco-alemão quer a possibilidade de repor os controlos fronteiriços com países que não estão a controlar bem as suas fronteiras. Em causa está, especificamente, a Grécia, cuja fronteira com a Turquia é o principal ponto de entrada de imigrantes ilegais para a União Europeia.

De acordo com a proposta franco-alemã, os Estados teriam, em última análise, a possibilidade de restabelecer os controlos fronteiriços por um prazo de 30 dias, passado o qual a Comissão analisaria a situação e recomendaria a manutenção ou não dos controlos.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/e

publicado por adm às 23:17 | comentar | favorito