Gás natural sobe 7%

Os portugueses vão pagar mais 7% pelo gás natural a partir de Julho em suas casas. O CM apurou que esta é a proposta que deverá ser apresentada segunda-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). O aumento da tarifa quase duplica o do ano passado, quando o valor do gás natural cresceu 3,9%.

Contactada pelo CM, fonte oficial da ERSE não confirma nem desmente a subida do preço para os consumidores, apenas declarando que a entidade reguladora irá apresentar "a proposta de tarifa ao Conselho Tarifário, como sempre, a 15 de Abril". Neste caso, só será tornada pública a 16, porque dia 15 calha num domingo.

O aumento vai entrar em vigor a 1 de Julho, quando começa o chamado ano do gás. Depois de receber a proposta da ERSE, o Conselho Tarifário, onde têm assento diversos representantes do sector energético, incluindo os consumidores, terá precisamente 1 mês, até 15 de Maio, para dar um parecer não-vinculativo sobre o assunto.

Finalmente, lido o parecer do conselho, a Entidade Reguladora irá decidir o aumento final até 15 de Junho. Tal como no ano passado, a subida do preço poderá ser justificada pela ERSE com "os custos de aprovisionamento de energia e os custos da utilização das infra-estruturas reguladas", incluindo "a evolução do preço do petróleo".

fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/


publicado por adm às 14:28 | comentar | favorito