Bosch investe 37,6 milhões em Braga

A Bosch Car Multimedia vai investir 37,6 milhões de euros, até 2014, num projeto de desenvolvimento e industrialização de sistemas de navegação inovadores, entre os quais um dispositivo para pagamento eletrónico de portagens, foi hoje anunciado.

O Governo acaba de declarar o interesse estratégico do projeto, para efeitos de enquadramento nas tipologias de investimento suscetíveis de apoio no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação.

Nova família de produtos multimédia baseados em ecrãs inteligentes, novo sistema profissional para camiões, novos sensores para sistemas de estabilidade programada e novos controladores eletrónicos são outros dos sistemas que a Bosch Car Multimedia, instalada em Braga, pretende começar a produzir.

O projeto, que tem como parceiro a Universidade do Minho, prevê a constituição de duas novas equipas dedicadas ao desenvolvimento dos novos produtos e das respetivas soluções técnicas de fabrico, num total de 15 postos de trabalho «altamente qualificados».

Com este projeto, a empresa prevê alcançar um volume de vendas de 3,8 mil milhões de euros, em valores acumulados de 2011 a 2018, e um valor acrescentado bruto acumulado no mesmo período de 546 milhões de euros.

A empresa considera que as suas atuais linhas produtivas «não se adequam» às necessidades de fabrico de produtos de superior complexidade, pelo que elaborou um plano de investimentos até 2014 que visa a industrialização de soluções inovadoras de multimédia para veículos automóveis.

Os sistemas de navegação atualmente produzidos, a par dos produtos inovadores que iniciarão a sua industrialização, passarão a representar 65% da faturação da unidade em 2017. 

Em contrapartida, ocorrerá um decréscimo significativo da produção de autorrádios, que, tendo representado cerca de 56% do volume de negócios em 2010, deverá baixar para 15%.

A Bosch Car Multimedia emprega atualmente 2.150 trabalhadores.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt

publicado por adm às 22:57 | favorito