150 mil portugueses emigraram o ano passado

O Governo estima que tenham emigrado 150 mil pessoas no ano passado, o que significa que Portugal está muito perto da maior vaga de emigração de sempre, que diz respeito a 1970, nota o «Diário de Notícias».

No entanto, o que acontece hoje em dia é que os que decidem deixar o país têm mais formação e muitos são jovens licenciados que procuram começar uma vida quase do zero.

Mas para onde ir? Os portugueses continuam à procura de trabalho na Europa, voltando a dirigir-se para destinos tradicionais como França e Suíça. O Reino Unido também ainda abraça alguma mão-de-obra portuguesa, mas o Luxemburgo interrompeu o fluxo devido à elevada taxa de desemprego. Entre outros destinos estão Angola, Brasil, Dubai e Arábia Saudita.

Contudo, nem tudo são boas notícias. A Secretaria de Estado das Comunidades tem recebido mais denúncias de portugueses nos últimos meses e que se prendem com abusos laborais. Entre eles: salários inferiores ao prometido, empresas que deixam de pagar e de emigrantes desempregados que vêem os seus apoios sociais serem negados.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 22:34 | comentar | favorito
tags: