Portugueses são os europeus mais preocupados com a seca

Os portugueses são o povo da União Europeia (UE) mais preocupado com a seca, seguidos dos espanhóis e dos italianos, indica um estudo publicado hoje, Dia Mundial da Água.

De acordo com um inquérito do Eurobarómetro, 96% da população nacional acha "grave" o problema da falta de água, seguido da Espanha (95%) e Itália (94%), enquanto a média europeia é de 68%.

Uma maioria significativa (62%) dos europeus considera não estar bem informada sobre o assunto, enquanto 67% defende que a melhor forma de reduzir os problemas relacionados com a água é a sensibilização da opinião pública.

Das 25.524 pessoas entrevistadas nos 27 estados-membros, entre 5 e 7 de Março, 61% admitem não fazer o suficiente para proteger os recursos hídricos, mas defendem também mais esforços por parte da indústria (65%), da agricultura (51%) e dos produtores de energia (47%).

Uma larga maioria (84%) acredita que a poluição química é a pior ameaça para as reservas de água, seguida das alterações climáticas (55) e das transformações nos ecossistemas (49).

Há ainda 73% que reivindicam mais medidas por parte da UE para reduzir os problemas relacionados com a água.

As inundações são outro problema realçado no inquérito por 79% dos cidadãos, particularmente no Leste europeu, como ocorre com 96% dos romenos ou 94% dos búlgaros e dos polacos.

Quase metade dos participantes (44%) considera que a qualidade da água piorou nos últimos dez anos, 25% diz que continua na mesma e 23% acha que melhorou.

No inquérito, 73% das pessoas defendem que se tomem mais medidas a nível da UE para enfrentar os problemas com a água.

fonte:http://economico.sapo.pt/

 

publicado por adm às 22:36 | comentar | favorito