Nissan vai vender carros de baixo custo

O fabricante japonês Nissan Motor está a planear lançar em 2014 veículos de baixo custo em mercados emergentes como a Índia e Indonésia através da sua antiga marca Datsun, revela esta sexta-feira o diário «Nikkei».

Os veículos serão comercializados ao preço de cerca de 500 mil ienes (4.630 euros) e inicialmente serão produzidos e distribuídos na Índia, Indonésia e Rússia com o objetivo de atingir vendas anuais de 300 mil unidades, acrescenta o diário sem, contudo, especificar a fonte dos dados.

O projeto da Nissan prevê, contudo, regressar ao mercado com a Datsun, criada na década de 1930 para desenvolver modelos pequenos de quatro cilindros e que a Nissan deixou de utilizar na década de 1980.

Os novos modelos da Datsun serão produzidos tendo em atenção as necessidades específicas de cada mercado e incluirão, por exemplo, uma mini carrinha desenvolvida especificamente para o mercado da Indonésia.

De forma a reduzir o preço, os veículos irão manter o cumprimento de todas as normas de segurança, mas não irão possuir materiais de redução de ruído na cabine.

Por outro lado irão utilizar partes e materiais mais económicos e o período de garantia será menor do que outros modelos do grupo.

Na Índia e Indonésia, 90 por cento dos componentes de novos modelos Datsun serão de produção local, enquanto que na Rússia serão utilizadas as plataformas de produção da aliança entre a Renault e a Nissan.

Outros fabricantes nipónicos, como a Toyota e a Honda, também distribuem veículos de baixo custo em mercados emergentes apesar do seu preço superar o do modelo Nano fabricado pela indiana Tata Motors, que chega ao mercado por um preço equivalente a cerca de 2.300 euros.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 22:44 | comentar | favorito