Carros: Portugal vende menos 47%, pior da Europa

Portugal registou uma quebra de 47,4% nas vendas de carros em Janeiro. O país continua a ter o pior desempenho da Europa.

Em concreto, os dados divulgados pela Associação de Construtores Automóveis Europeus (ACEA) mostram que asvendas passaram de 13.221 unidades em Janeiro de 2011 para 6.949 no primeiro mês deste ano. Ou seja, para quase metade

No total, o mercado europeu caiu 7,1%, acentuando a grave crise que se vem sentindo no sector.l A seguir a Portugal, vem logo França (-20,7%) na lista dos piores desempenhos.

Dos países que estão em situação de resgate europeu, a Grécia, que no ano passado estava a par de Portugal na queda de vendas de automóveis, conseguiu recuperar em Janeiro, embora continue com uma descida de 13,3% relativamente a Janeiro de 2011. A Irlanda, por seu lado, está em plena recuperação com as vendas de carros a aumentarem 1,5% comparando Janeiro deste ano com o homólogo do ano passado.

Em difícil situação de mercado estão também a Itália (-16,9%), Bélgica (-16%) e Chipre (-17%), enquanto os países de centro e leste da Europa continuam a sua explosão de vendas, com a Roménia a liderar, com um aumento de 86,4%, e ainda a Letónia (+44,8%) e Hungria (+43,9%).

O motor da economia europeia, a Alemanha obteve uma ligeira queda nas vendas (-0,4%) enquanto o Reino Unido manteve a sua situação inalterada. Surpreendentemente, a Espanha, que obteve uma queda no final de 2011, está a recuperar e em Janeiro e aumentou as suas vendas em 2,5%.

Em termos de construtores automóveis, o grupo Volkswagen alargou o fosso como líder europeu, sendo o único a aumentar as suas vendas em Janeiro, para 0,7%, enquanto que os franceses da PSA Peugeot Citroën viram as vendas caírem 14,9% e o grupo Renault 25,2%.

Em destaque, nas vendas estão os sul coreanos da Hyundai e Kia com aumentos de 17,9% e 30,6% comparando com Janeiro de 2011 e ainda o grupo Jaguar Land Rover, com mais 39,2%. 

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

 

publicado por adm às 23:06 | comentar | favorito