Sucateiras proibidas de pagarem em dinheiro

As sucateiras vão ser proibidas de pagar materiais em dinheiro e obrigadas a registar todo o equipamento, no âmbito das medidas definidas pelo Governo para prevenir os furtos de cobre.

 

As medidas foram hoje anunciadas pelo secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna, Juvenal da Silva Peneda, num encontro nacional de sucateiros, a decorrer em Lisboa, numa iniciativa da Associação Portuguesa dos Operadores de Resíduos e Recicladores.

O Governo vai também permitir que as sucateiras instalem sistemas de videovigilância, tendo em conta que as próprias empresas também estão a ser alvo de assaltos.

Outra das iniciativas preventivas traduz-se em facilitar o acesso da GNR às sucateiras, permitindo uma "entrada directa" por parte desta força de segurança sem ser necessário um mandado judicial.  

Segundo o MAI, as sucateiras só vão poder pagar os materiais que recebem em cheque, multibanco ou transferência bancária, além de passar a ser obrigatória a existência de um guia do material existente na empresa para que os equipamentos sejam todos registados.

Estas medidas do Governo para prevenir o furto de cobre resultaram de vários encontros entre as empresas e as forças de segurança.

O roubo de cobre mais do que duplicou em 2011, ano em que se registaram, em média, 790 furtos por mês, num total de 9491, revelou hoje a GNR.

fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/


publicado por adm às 23:11 | comentar | favorito