Um quarto dos portugueses em risco de pobreza

Portugal apresenta situação pior que a média europeia mas longe dos números negros de países como Bulgária, Roménia e Letónia

 

risco de pobreza afecta 25,3% dos portugueses, ou seja, um em cada quatro está em risco de pobreza ou de exclusão social, revelam dados do gabinete de estatísticas da União Europeia. 

O Eurostat mostra ainda que a percentagem registada no nosso país é superior à média europeia, que em 2012 se ficou pelos 23,4%. No total, são 115 milhões de pessoas nesta situação, no conjunto da União.

Apesar de Portugal estar acima da média comunitária, está ainda longe dos valores registados nos países que lideram a tabela da pobreza: Bulgária, Roménia e Letónia têm cerca de 40% da população em risco de pobreza e exclusão social. Na ponta oposta da tabela estão a República Checa (14%), Suécia e Holanda (15% cada).

A percentagem de população nesta situação agravou-se entre 2009 e 2010, não só na União Europeia mas também em Portugal, já que no primeiro ano, a percentagem portuguesa se ficava pelos 24,9%.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/e

 


publicado por adm às 23:38 | comentar | favorito
tags: