Concorrência analisa leite vendido abaixo do preço de custo

A Autoridade da Concorrência (AdC) está a analisar 36 processos relacionados a alegada prática de venda de leite com preços abaixo do custo, disse esta terça-feira o presidente daquela autoridade.

Manuel Sebastião, que hoje foi ouvido na Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, afirmou que a AdC está a analisar 33 processos relativos ao grupo Sonae e três ao Pingo Doce sobre alegada venda de leite abaixo do preço de custo.

«São processos que temos entre nós e aos quais demos celeridade», disse o presidente da AdC.

A ida de Manuel Sebastião ao Parlamento surgiu no âmbito de um requerimento dos grupos parlamentares do PSD, PS e CDS, apresentado depois de os industriais e produtores de lacticínios terem apresentado queixa contra o Continente e o Pingo Doce por alegada práticas de «dumping» (venda com prejuízo).

O presidente da AdC disse que o termo «dumping» não se aplica neste caso. «A palavra está mal utilizada. «Dumping» é uma prática no comércio internacional entre Estados que pertencem a zonas aduaneiras diferentes. Por definição, não há «dumping» entre países da União Europeia», explicou, para concluir que o conceito que se aplica neste caso é o de venda abaixo do preço de custo.

Manuel Sebastião disse ainda que nem o Continente, nem o Pingo Doce têm uma posição dominante no mercado.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 23:16 | comentar | favorito