Vendas de carros caem 50% em Janeiro devido a impostos

As vendas de carros em Portugal caíram quase 50% em Janeiro deste ano face ao mesmo mês do ano passado, devido ao aumento de impostos que entrou em vigor no início de 2011, avançou esta quarta-feira a Associação de Automóveis de Portugal (ACAP).

A quebra, mais precisamente de 47,4%, colocou as vendas de veículos ligeiros de passageiros no primeiro mês do ano nas 6.949 unidades, o valor mais baixo registado num mês de Janeiro «desde o período pós contingentação», a 1 de Janeiro de 1988.

A ACAP explica, em comunicado, que o aumento da carga fiscal no sector, associado à crise económica, fizeram as compras de veículos cair a pique. «Devido ao agravamento do Imposto Sobre Veículos (ISV) nos comerciais ligeiros a partir de 01/01/2012, no último dia do mês de Dezembro foi pago o ISV de muitos veículos que, no entanto, só puderam ser matriculados em Janeiro o que atenuou uma queda que se previa mais acentuada», pode ler-se no documento.

Também nos comerciais ligeiros se verificou uma queda de vendas, mas de menor ordem: 14%. Nos pesados, as vendas baixaram quase 41%.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt

publicado por adm às 22:36 | comentar | favorito