Transportes voltam a subir em Janeiro com a inflação

Álvaro Santos Pereira disse hoje que os preços dos transportes podem voltar a aumentar em Janeiro, com base na inflação.

Numa entrevista à RTP, a comentar a subida dos preços dos transportes públicos, que subiram hoje em média 15%, o ministro da Economia apontou para novas actualizações em Janeiro, mas com base na inflação.

"Nós vamos fazer todo o possível para esse aumento ser actualizado só tendo em conta a inflação. Vamos fazer uma reestruturação do sector. Estamos a estudar a melhor forma de o fazer, de forma a reduzir custos dessas empresas, fazer com que as pessoas não tenham que pagar novamente preços substanciais".

"As empresas de transporte público como estão são insustentáveis", disse o ministro da Economia.

"Durante anos a fio vários governos decidiram transferir os custos das empresas públicas de transporte para os nossos filhos, para os próximos governos e para outros decisores. Os preços dos transportes não foram actualizados à inflação o que fez com que aumentasse a dívida dessas empresas a um ponto totalmente insustentável", acrescentou Álvaro Santos Pereira.

Segundo o ministro, a dívida total das empresas de transporte neste momento ronda os 17 mil milhões de euros. "São cinco TGV Lisboa-Porto". Os encargos com juros, só em 2010, foram 590 milhões de euros. Os prejuízos dessas empresas foram 940 milhões de euros, acrescentou.

fonte:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 22:35 | comentar | favorito