Transportes aumentam 5% no público e 4% no privado

Os preços dos transportes públicos vão aumentar, a partir de 1 de Fevereiro, em média 5% e os dos privados 4%.

De fora destes aumentos médios ficam os passes mensais dos autocarros e metros de Lisboa e Porto, anunciou o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.

Assim, na capital, a assinatura mensal dos autocarros passa a custar 29 euros (mais 1,5 euros), um aumento de 5,45 por cento.

Novo passe "Navegante"

O novo passe único para Lisboa, o 'Navegante', vai custar 35 euros e permitirá a partir de Fevereiro andar de autocarro, eléctrico, metro e comboio dentro da malha urbana da capital, disse também o governante.

"Vai simplificar a vida na cidade, eliminar alguns passes intermodais e combinados em Lisboa e corresponde a uma das promessas do Governo de reduzir os custos administrativos da simplificação tarifária", afirmou à Lusa.

O governante disse ainda que a Transtejo e os Transportes Coletivos do Barreiro já assinaram um protocolo com o Governo para aderir a este novo passe e espera que outros privados sigam o exemplo.

Descontos mais baixos

Os passes 4_18, sub 23 e sénior, que beneficiam actualmente de um desconto de 50%, vão passar a ter um desconto de 25% a partir de Fevereiro.

"Esta medida estava prevista pelo anterior Governo, mas não chegou a ser aplicada. Isso gerou um buraco orçamental que ultrapassou os 20 milhões de euros. No Orçamento do Estado deste ano mantivemos a medida", afirmou Sérgio Monteiro.

O governante frisou que esta redução mantém-se independentemente dos rendimentos e vai vigorar até Junho.

fonte:http://economico.sapo.pt/n

publicado por adm às 20:51 | comentar | favorito