Portugal tem dos carros mais velhos da Europa

Portugal tem dos carros mais velhos da Europa. O administrador Fernando Monteiro, da SIVA, que representa as marcas Volkswagen, Audi e Sköda, disse esta quinta-feira que, perante as condicionantes da crise e forte taxação, Portugal caminha (ainda mais) para um envelhecimento do parque automóvel.

O administrador da SIVA, que falava num encontro com jornalistas, assinalou que Portugal está na cauda do ranking em termos de envelhecimento automóvel, só ultrapassado pela Estónia, Eslováquia e Grécia.

Os carros a circular em Portugal estão com uma idade média de 10 anos e meio, segundo estimativas para 2011, enquanto a Grécia atingia os 10,7 anos em 2009.

A média europeia atinge os 8 anos e o Reino Unido e a Alemanha têm os carros mais novos da Europa, com uma média de 5,3 e 5,7 anos, respectivamente, nota a Lusa.

Fernando Monteiro disse que a queda de 31,3% das vendas de carros em 2011 comparando com 2010, conjugado com a importação de usados, «que não caiu e aumentou a sua quota de mercado de 9 para 13 por cento», a previsível quebra de vendas em 10% este ano e ainda a forte componente fiscal em Portugal «irão contribuir para um maior envelhecimento do parque automóvel».

O administrador da SIVA fez questão de afirmar que a «mistificação que existe de que Portugal tem muitos carros novos» é contrariada pelas estatísticas.

«A capitação portuguesa automóvel é claramente inferior à média europeia», dando o exemplo da Bélgica, um país também com 10 milhões de habitantes, que vende em média cerca de 500 mil carros por ano, enquanto Portugal «anda pelas 200 mil unidades».

Relativamente à densidade automóvel, ou seja, carros por mil habitantes, Portugal está também na cauda do pelotão com 419 carros, segundo dados de 2009 da Associação Europeia de Construtores Automóveis. Fernando Monteiro observa que pior que Portugal só estão países como a Estónia, Hungria, Eslováquia ou Roménia.

O ranking da densidade automóvel é liderado pelo Luxemburgo, com 660 carros por mil habitantes, logo seguido da Itália (605) e Chipre (573). A Alemanha tem um rácio de 510 carros por mil habitantes, a França 500 e a Espanha 478.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 23:06 | comentar | favorito