Novas candidaturas para o QREN já abriram

Com o objetivo de incentivar a inovação, qualificação, investigação e desenvolvimento tecnológico, o QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) acaba de abrir novas candidaturas para o Programa Operacional de Factores de Competitividade.

Assim, para apoiar projetos com investimentos em proteção de direitos no domínio da propriedade industrial nacional e internacional (registo de patentes, modelos de utilidade e marcas que correspondam à comercialização futura da matéria a proteger no âmbito da patente), estimulando desta forma a atividade inventiva, a criatividade e a inovação das empresas, estão abertas as inscrições até 2 de Abril de 2012.

O incentivo máximo a atribuir por este programa é de 20 mil euros, refere Newslleter do Aicep.

 

 

Quem desejar desenvolver atividades de investigação industrial ou de desenvolvimento experimental em empresas, conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas, ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes, tem o Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico.

 

Com o período de apresentação de candidaturas até 26 de Março de 2012, este sistema tem uma taxa base de incentivo de 25% (poderá ser acrescida de majorações em função do tipo de projecto).

Mas também há incentivos para a intensificação do esforço nacional de I&DT e inovação, com vista ao aumento da competitividade das empresas; estimulo do surgimento de iniciativas de promoção da competitividade, estrategicamente justificadas e integradas num Programa de Acção (PROVERE); entre outros.Ver aqui

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

publicado por adm às 23:34 | comentar | favorito