Pingo Doce incentiva clientes a comprar antes da subida do IVA
Acção do grupo Jerónimo Martins visa promover compras nos últimos dias do ano, antes de o IVA agravar os preços.
"Antes que o IVA aumente, aproveite para poupar". Esta é a mensagem que a Jerónimo Martins (JM) está a passar aos clientes nas suas lojas Pingo Doce, desde 26 de Dezembro, através de pequenos panfletos nos quais discrimina produtos e respectivos aumentos de IVA. Fonte oficial da empresa esclareceu ao Diário Económico que "o objectivo desta acção em loja é informar os clientes de que o IVA vai aumentar dia 1 de Janeiro". A mesma fonte realça ainda que "não são os preços dos produtos que aumentam, mas sim o imposto. Mantemos o compromisso de manter os preços sempre baixos, o ano inteiro".
A partir de domingo, 1 de Janeiro, é certo que esse imposto sobre os produtos vai subir e, com isso, aumentam também os preços. Nos panfletos distribuídos pelos supermercados hipermercados, a JM detalha os artigos nos quais o IVA passa de 13% para 23% e de 6% para 13% ou 23%. Por exemplo, alguns produtos de charcutaria (fiambres, enchidos), mercearia (óleos, cafés, fruta em conserva), congelados e refrigerados (margarinas e refeições prontas), o IVA passa de 13% para 23%. Nas águas, o IVA sobe de 6% para 13%. E noutras bebidas (chá gelado, refrigerantes de fruta com e sem gás, colas, lima-limão), congelados (puré de batata) e refrigerados (sobremesas lácteas e de soja e bebidas lácteas) passa de 6% para 23%.
fonte:http://economico.sapo.pt/n