Mais de 310 mil isenções e descontos nas portagens das ex-Scut

Nos primeiros seis meses de cobrança de portagens nas antigas Scut do Norte, as duas entidades responsáveis pela venda de equipamentos electrónicos (CTT e a Via Verde) validaram mais de 310 mil pedidos de isenção.

A informação foi avançada à Agência Lusa por fontes dos CTT e da Via Verde, responsáveis pela recepção e tratamento destes pedidos.

Assim, só a Via Verde validou, entre Setembro de 2010 e 28 de Junho de 2011, 293.968 pedidos de isenções para circulação nas antigas autoestradas sem custos para o utilizador (Scut), estando por validar, ainda, 3.366 pedidos.

Já os CTT, segundo números da empresa, validaram 16.952 pedidos de isenção nos primeiros seis meses de cobrança de portagens naquelas vias.

Em causa estão benefícios para empresas e população residente na área de influência das três concessões que deixaram de ser gratuitas, que passam por isenções de pagamento e taxas de portagem nas primeiras 10 utilizações mensais e descontos de 15% nas utilizações seguintes.

Segundo estes números, há 310.920 viaturas que beneficiam deste sistema de descontos e isenções.

Nestes primeiros seis meses, aos balcões da Via Verde, foram vendidos 562.402 dispositivos electrónicos para cobrança de portagens, enquanto que nos CTT foram contabilizadas 46.360 aparelhos vendidos, entre pré-pagos, definitivos e equipamentos para viaturas estrangeiras.

A Agência Lusa tentou saber junto da Estradas de Portugal o montante arrecado no primeiro semestre nas antigas Scut mas a informação não foi revelada até ao momento.

As portagens começaram a ser cobradas a 15 de Outubro de 2010 nas concessões Norte Litoral (A28), Grande Porto (A41/A42), Costa de Prata (A29).

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

publicado por adm às 23:41 | comentar | favorito