Produção de automóveis cresce 25% até Outubro

Nos primeiros dez meses do ano saíram das fábricas nacionais mais de 162 mil veículos. Só em Outubro a produção cresceu 16,5%.

Dados divulgados hoje pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) mostram que, entre Janeiro e Outubro, saíram das fábricas portuguesas 162.326 veículos, mais 32 mil unidades do que no mesmo período de 2010. Na origem deste aumento de 25% face aos primeiros dez meses do ano passado esteve a subida na produção de ligeiros de passageiros e de comerciais ligeiros, uma vez que a produção de pesados desceu 13%.

A ACAP revela também que, só em Outubro, foram produzidos 17.460 carros, mais 16,5% do que no mesmo mês de 2010. Foi o maior aumento desde a subida homóloga de 40% registada em Julho, devido ao crescimento da produção quer de veículos ligeiros de passageiros (+7,5%) quer de veículos comerciais (+42,9%), explica a ACAP. 

Os mesmos dados mostram que, do total de veículos produzidos no mês passado, 17.183 veículos, ou seja, 98,4% da produção nacional, destinou-se à exportação, o que corresponde a um crescimento de 18% em comparação com o mesmo período do ano passado. A exportação afigura-se, de resto, como a única saída para o aumento da produção já que as vendas de carros continuam em queda no mercado nacional. 

No início deste mês, a ACAP revelou que a venda de carros desceu 40% em Outubro, a quebra mensal mais acentuada em dois anos e meio.

fonte:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 21:35 | comentar | favorito
tags: