Idosos e estudantes perdem descontos nos passes sociais

Os idosos e os estudantes vão perder os descontos de 50% nos passes sociais a partir de 1 de Janeiro de 2012.

Esta medida irá retirar a todos os idosos, com idade superior a 65 anos, e reformados, cujo rendimento de cada membro do agregado familiar seja superior ao salário mínimo nacional, um desconto equivalente a 50% do valor do passe. A mesma medida será aplicada aos estudantes entre os 4 e os 18 anos e aos universitártios com menos de 23 anos.

"A subsidiação do transporte público só deve ser feita para aqueles que têm menor rendimento", disse o secretário de Estado dos Transportes, em entrevista ao Correio da Manhã, acrescentando que o objetivo é "acabar com a subsidiação transversal ou diminui-la fortemente".

"A subsidiação etária 4-18, sub-23 e seniores acabou", sublinhou o secretário de Estado, referindo que esta decisão está, em parte, relacionada com uma dívida "de perto de 40 milhões de euros" herdada do anterior governo.

De acordo com Sérgio Monteiro, "a verba estava consagrada mas não foi paga".

A poupança que o fim dos descontos de 50% acarreta situa-se "em várias dezenas de milhões de euros por ano", verba que será devolvida "para as pessoas que têm menor rendimento", concluiu.

fonte:http://economico.sapo.pt/

 

publicado por adm às 00:07 | favorito
tags: