Portugueses poupam no Natal com medo de perder o emprego

Maioria dos portugueses admite que o seu poder de compra diminuiu este ano.

Quase um terço dos portugueses está decidido a poupar na próxima quadra natalícia, com medo de perder o emprego. O pessimismo aumentou e 61% dos portugueses admite que o seu poder de compra diminuiu. Aliás, 88% acreditam que o País está em recessão.

Estas são conclusões do estudo "Deloitte Xmas Survey 2011: Indispensável ou Supérfluo?", que pretende analisar as perspectivas de consumo dos europeus para este Natal e para o próximo ano.

Com um País intervenciado, o corte de 50% já no próximo subsídio de Natal e as medidas de austeridade anunciadas para o próximo ano - que incluem o corte de dois subsídios e o aumento da carga fiscal - , o espírito natalício irá prevalecer no cenário em que nos encontramos? O estudo mostra que os portugueses são os europeus que pretendem cortar mais nas despesas com todas as categorias analisadas até ao final do ano. É nas actividades de entretenimento e lazer (55%), nas férias (50%) e no vestuário e calçado (49%) que os portugueses mais se preparam para poupar. O dinheiro disponível será este ano canalizado para os bens essenciais, com 31% dos portugueses a admitir vir as gastar mais em alimentos e energia.

fonte:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 08:26 | comentar | favorito
tags: