Mercado do medicamento cai 13,4%

Volume de vendas das farmacêuticas caiu em Outubro, acompanhado por uma quebra no consumo.

O mercado farmacêutico registou uma quebra no volume de vendas de 13,4% em Outubro, face ao mesmo mês do ano passado, somando 261,1 milhões de euros em vendas de medicamentos.

De acordo com os dados da Health Market Research (hmR), uma empresa do Grupo ANF (Associação Nacional de Farmácias), a quebra foi acompanhada também por uma retracção no consumo, ou seja, venderam-se menos 5,4% de embalagens de remédios face a Outubro de 2010.

O valor de vendas no segmento dos medicamentos genéricos caiu 15,3%, uma quebra superior à do mercado farmacêutico.

De acordo com a análise da hmR, os encargos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com medicamentos vendidos nas farmácias em Outubro foram, segundo estimativas - os valores finais da despesa do SNS serão ajustados após encerramento do receituário de Outubro, que ainda não está concluído - 102,5 milhões de euros, o que corresponde a uma quebra de 20,4% face ao período homólogo. Contudo, a consultora ressalva que a "despesa corrigida dos efeitos do aumento do IVA nos medicamentos e da transferência de receituário de outros subsistemas de saúde para o SNS é de menos 24,9%".

fonte:http://economico.sapo.pt/n

publicado por adm às 08:25 | comentar | favorito