Saiba qual o valor do rendimento anual a partir do qual os reformados têm de entregar IRS

O Económico mostra-lhe o valor do rendimento anual a partir do qual os reformados se encontram obrigados a entregar IRS.

Os meus pais são reformados e cada um aufere uma pensão bruta anual de 4.500 euros. Adicionalmente, são produtores agrícolas de castanha nacional, actividade pela qual recebem rendimentos. Gostaria de saber qual o valor do rendimento anual a partir do qual se encontram obrigados a entregar a declaração modelo 3 de IRS.

Apenas se encontram dispensados de apresentar a declaração modelo 3 de IRS, os contribuintes que, no ano a que o imposto respeita, apenas tenham auferido, isoladamente ou cumulativamente, (i) rendimentos de pensões pagos por
regimes obrigatório de protecção social de montante anual inferior a 6.000 euros (por contribuinte), (ii) rendimentos sujeitos a taxas liberatórias e (iii) rendimentos do trabalho dependente de valor anual inferior a 4.104 euros.

Assim, e uma vez que os seus pais, para alémdos rendimentos de pensões, auferiram, igualmente, rendimentos da categoria B (rendimentos agrícolas), os
mesmos não podem beneficiar desta dispensa de apresentação da declaração.

Como tal, os rendimentos auferidos pelos seus pais - rendimentos da categoria H e B - deverão ser incluídos nos respectivos Anexos A e B da declaração de IRS.

fonte:http://economico.sapo.pt/

 

publicado por adm às 23:00 | comentar | favorito
tags: