Vaca clonada com genes humanos para produzir leite análogo ao materno

Um laboratório argentino anunciou o nascimento da primeira vaca clonada com dois genes humanos, para produzir um equivalente do leite materno, que pode proteger os bebés contra doenças e promover o seu desenvolvimento.

 

"A vaca clonada, 'baptizada' Rosita ISA, é o primeiro bovino nascido no mundo com dois genes humanos que contêm as proteínas presentes no leite materno", revelou o o Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola (INTA).

Nicolas Mucci, um dos três responsáveis pelas investigações conduzidas pelo INTA e pela Universidade Nacional de San Martin, disse à agência noticiosa francesa AFP que aquele leite protegerá os bebés e melhorará a sua absorção de ferro.

"O objectivo é melhorar o valor nutricional do leite de vaca juntando dois genes humanos, as proteínas lactoferrina e lisozima", declarou um outro investigador, Adrian Mutto, da Universidade Nacional de San Martin.

O vitelo nasceu a 6 de Abril e que é vigiado "24 sobre 24 horas". Dentro de 10 meses, os investigadores vão poder confirmar se as proteínas estão presentes no leite de Rosita, realizando uma simulação de gravidez.

O objectivo da experiência é que na idade adulta a vaca possa produzir "leite semelhante ao dos seres humanos", indicou o INTA.

fonte:http://www.jn.pt/

publicado por adm às 21:03 | comentar | favorito