Carros poluentes proibidos na Baixa a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, os veículos anteriores a 1993 sem catalisador estão proibidos de circular na Baixa de Lisboa para diminuir a poluição do ar naquela zona, que vai ter mais polícias a fiscalizar o trânsito.

A Câmara de Lisboa aprovou em Maio (com os votos contra do PCP e do CDS e os votos favoráveis da maioria liderada pelo PS e do PSD) uma proposta do vereador da Mobilidade, Fernando Nunes da Silva, que proíbe veículos anteriores a 1993 - portanto, sem catalisador de origem - e que não tenham colocado um catalisador posteriormente de circular na Avenida da Liberdade e na Baixa de Lisboa, que será assim a primeira Zona de Emissões Reduzidas (ZER) da cidade.

Segundo o vereador da mobilidade da autarquia lisboeta, Fernando Nunes da Silva, a circulação destes automóveis será impedida através "da sinalização de proibição de trânsito, que depois terá o controlo pela polícia".

"O sinal escolhido é um de sentido proibido que depois apresenta excepções, que na prática englobam 98% dos carros, como que os táxis, os autocarros, os autocarros de turismo, os residentes, veículos de emergência e de transporte de deficientes, veículos clássicos e veículos classificados com a norma Euro 1 ou superior", salientou Nunes da Silva.

O vereador destacou ainda que na primeira semana as autoridades farão "operações stop" nos separadores, "fundamentalmente com objectivo pedagógico, para chamar a atenção das pessoas" e mostrar-lhes as alternativas.

"Depois vamos ter começar a actuar de uma forma menos agradável e a passar multas", acrescentou.

Em Janeiro de 2012 esta proibição estende-se a toda a cidade, excepto nas vias que funcionam como atravessamentos e ligações a concelhos vizinhos, como a 2.ª Circular, Eixo Norte-Sul e parte das avenidas Infante D. Henrique, Chelas, Brasília e Índia.

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

publicado por adm às 11:10 | comentar | favorito