Carros novos vão pagar mais impostos em 2012

As taxas sobre as componentes ambiental e de cilindrada vão subir.

Quem estiver a ponderar a possibilidade de comprar um carro no próximo ano deverá pagar mais. Isto porque o Imposto Sobre Veículos (ISV) deverá sofrer um agravamento em 2012, segundo apurou o Diário Económico, o que fará aumentar novamente os preços.

Nos últimos anos, o preço dos carros tem subido, sobretudo por via dos impostos, penalizando o sector automóvel. Recorde-se que em Janeiro deste ano, o Governo aumentou a taxa do IVA de 21% para 23%, o que levou a uma ‘corrida' à compra de carros no último semestre de 2010, antecipando a subida do imposto. O mesmo se passou em Maio e Junho de 2010, depois de o Governo de José Sócrates anunciar um aumento da taxa de IVA para 21% em Julho, altura em que houve um comportamento semelhante dos consumidores. O Governo anunciou na altura uma subida do IVA de 20% para 21%, o que contribuiu para aumentar as vendas de veículos naqueles dois meses, registando-se depois um abrandamento.

Em Janeiro do próximo, o preço deverá subir outra vez, mas por via do ISV. O Diário Económico sabe que está em estudo um agravamento das taxas aplicadas aos factores que entram no cálculo do ISV - de cerca de 10% sobre a componente de cilindrada e de cerca de 15% sobre a componente ambiental.

fonte:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 08:27 | comentar | favorito
tags: